Lagoa de Óbidos
Santuário de aves, local de eleição de wind e kitesurfers, sustento de pescadores e mariscadores e objeto de afeição dos oestinos, a Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa. Um verdadeiro santuário natural que, apesar de comunicante com o mar, está protegido dele por um delicado cordão de dunas.
As águas tranquilas e vegetação única da Lagoa de Óbidos dão abrigo e sustento a várias espécies, como o flamingo, a garça-real, o pato-real ou a lontra, bem como uma miríade de peixe e marisco, como a amêijoa e o berbigão, que são estrelas do receituário local.
Além de tudo isto, a Lagoa é ainda um grande parque de diversões, já que não só oferece uma zona balnear (galardoada com Bandeira Azul), como é um dos destinos mais populares do país para a prática de kitesurf, windsurf, stand up paddle, vela e outros desportos náuticos de baixo impacto ambiental.
Seja qual for a altura do ano em que a visitar, deslumbre-se com as vistas arrebatadoras – especialmente às primeiras horas da manhã ou ao pôr-do-sol, quando o astro-rei faz da lagoa espelho.