Sustentabilidade alimentar
Projeto GrowLIFE
O GrowLIFE é um projeto cofinanciado pela União Europeia (2023-2027) que tem como missão promover a transição para um sistema alimentar mais sustentável, a nível nacional. Coordenado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em parceria com as Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, o projeto envolve 16 municípios, incluindo o das Caldas da Rainha, que está envolvido como facilitador e articulador de proximidade com os diversos produtores, consumidores e comunidades locais.
A missão do GrowLIFE é clara: garantir uma alimentação saudável e acessível, apoiar os agricultores na sua subsistência socioeconómica e proteger o ambiente. Para alcançar esses objetivos, o projeto aposta em metodologias como:
-
Visitas Participativas, onde agricultores partilham práticas sustentáveis entre si;
-
Rotas para a Sustentabilidade, que promovem políticas alimentares em colaboração com municípios e agentes locais;
-
Dias Abertos de Produtores, que sensibilizam os consumidores para os benefícios de escolher alimentos sustentáveis;
-
Formações especializadas para estudantes e profissionais da restauração, focadas na importância de sistemas alimentares sustentáveis.
Nas Caldas da Rainha, a Comissão Local, formada no final de 2024, reúne mais de 30 representantes de produtores, escolas, restaurantes, associações e entidades públicas e privadas. Este grupo trabalha em conjunto para garantir que o projeto seja inclusivo, transparente e adaptado às necessidades da região.
Links úteis: