Projeto BIORAINHA
Na fase piloto do Projeto BioRainha, concluída em junho de 2024, o município e os SMAS das Caldas da Rainha introduziram soluções adaptadas às diferentes habitações e agregados familiares. Um grupo de munícipes participou em ações de sensibilização e capacitação para aprender a compostar resíduos alimentares domésticos diretamente em casa, sem qualquer custo associado.
Com base na análise dos resultados dessa fase piloto, o município está a preparar novas dinâmicas para valorizar biorresíduos alimentares e verdes de forma abrangente em todo o concelho, com o objetivo de expandir o projeto a partir de 2025.
A estratégia para as próximas etapas prevê soluções inovadoras e diversificadas que incluem:
- Compostagem de resíduos verdes e castanhos produzidos pelos serviços municipais e recolhas a pedido de privados: serão reduzidos a estilha, que será integrada em espaços verdes municipais, promovendo a economia circular e aumentando a resiliência climática desses espaços.
- Compostagem comunitária: criar parcerias entre o município, juntas de freguesia, voluntários e instituições para implementar projetos de agricultura urbana cooperativa, dotando o concelho de “laboratórios vivos” que possam constituir um exemplo nacional e internacional de sustentabilidade.
- Compostagem doméstica: incentivar os munícipes a adotar a compostagem em casa, separando e valorizando os seus resíduos alimentares.
- Circuitos de recolha: introduzir sistemas de recolha seletiva para produtores domésticos e não-domésticos.
Participe no Projeto
Se deseja participar em futuras ações de capacitação, inscreva-se através do formulário online. O BioRainha é uma oportunidade para contribuir para a sustentabilidade, a valorização de biorresíduos, o enriquecimento dos solos e a minimização do desperdício no concelho das Caldas da Rainha.